• 0

  • 0

Luva de cozinha vintage

Luva de cozinha vintage

Um presente bonito e útil para quem gosta de cozinhar. Como esta luva não requer muito material, é uma excelente forma de aproveitar retalhos de tecidos.

Aprenda a fazer:

Material

Retalhos de tecido de algodão variados, manta dupla face termocolante para acolchoar, linha de costura, marcador mágico, régua, tesoura, alfinetes, molde ampliado

passo-a-passo-luva-01

 

Instruções de medidas: Tecido florido (1x A3 e 1 tira com 5 cm x 15 cm), tecido verde (1x A3, 1 tira com 5 cm x 15 cm e 2 com 5 cm x 50 cm para o babado), forro cor-de-rosa (2 x A3), tecido rosa xadrez (2x 5 cm x 50 cm para o babado e 4x 25 cm para a alça, entretela de enchimento com duas faces adesivas (2 x A3), linha  de costura, marcador mágico, régua, tesoura, alfinetes.

O molde: Para obter o molde no tamanho real, copie o desenho abaixo e amplie com uma copiadora até obter um comprimento de cerca de 35 cm. Recorte.
molde-luva

1º passo:

Com o ferro, aplique as partes de enchimento entre as partes do forro (tecido rosa) e do tecido externo (1x no tecido florido e 1x no verde).

passo-a-passo-luva-02

2º passo

Desenhe as linhas dos pespontos com inclinação de 45º e intervalos de 2,5 cm. Pesponte. Desenhe linhas perpendiculares às primeiras e pesponte.

passo-a-passo-luva-03

3º passo

Coloque o molde (ver pág. 95) sobre o avesso do tecido pespontado e desenhe os contornos da luva com o marcador mágico. Desenhe margens de costura de 1 cm em volta.

passo-a-passo-luva-04

4º passo

As partes da luva devem ser desenhadas de forma simétrica. Recorte as partes da frente e de trás da luva (nosso modelo tem um lado florido e outro verde).

passo-a-passo-luva-05

5º passo

Costure as tiras do babado por um lado comprido (1 cm de margem). Costure as bordas abertas com 2 linhas de franzir e puxe-as até ficar da largura da luva (15 cm). Prenda com alfinetes e costure.

passo-a-passo-luva-06

6º passo

Debrue as bordas do babado com uma tira de tecido (5 cm x 15 cm).

passo-a-passo-luva-07

7º passo

Faça uma alça para pendurar com a tira de tecido de bolinhas: costure com o avesso sobre o avesso e margem de 1 cm, vire e prenda, com alfinetes, por baixo do babado.

passo-a-passo-luva-08

8º passo

Costure as partes da luva com 1 cm de margem, prendendo a alça. Faça um pique nas margens entre o polegar e os dedos. Chuleie as margens e vire.

passo-a-passo-luva-09

 

Salvar

Tags

  • Costura
  • cursos
  • Manualidades.
  • Mega Artesanal
  • passo a passo