• 0

  • 0

Fidelize seu cliente

Fidelize seu cliente

Entenda por que o maior bem dentro de uma empresa é o cliente.

Quem se preocupa em fidelizar seus consumidores ganha a melhor propaganda, o testemunho verdadeiro de quem adquiriu o produto ou serviço. Quando ficamos satisfeitos com a compra de algo, sempre queremos recomendar a outras pessoas, além de retornar ao estabelecimento.

Não podemos nunca esquecer que devemos vender “satisfação”, esse deve ser o foco do nosso negócio. Em tempos em que a informação flui rapidamente pelas redes sociais, devemos garantir que nossos clientes estejam satisfeitos, caso contrário, a destruição da imagem e consequentemente a perda de clientes, podem acontecer. Selecionei algumas dicas que podem ajudar a fidelizar o cliente:

1 – A fidelização começa por um bom atendimento

Você já entrou em uma loja e desistiu de comprar algo simplesmente pela forma que foi atendido? Não existe um atendimento padrão, cada cliente tem sua preferência. É preciso dar atenção, ouvir e “incentivar” o que ele procura ou deseja. O que está em jogo é o gosto do cliente, o que ele vê valor.

2 – O cliente quer ser compreendido

É preciso ter sensibilidade, entender a linguagem, não insistir em oferecer algo que você pensa ser melhor, mas procurar captar a necessidade e a preferência do cliente.

3 – Surpreenda o cliente

Após o início do relacionamento, é importante surpreender com novidades, fazendo recomendações ou sugestões com base no perfil dele.

4 – Cumpra prazos

Melhor não prometer, do que prometer e não cumprir! O não cumprimento de prazos gera desconfiança e ninguém continua a comprar algo em um lugar que não respeita seus consumidores. Portanto, é melhor ter um prazo de entrega com uma certa margem de segurança do que colocar em risco a reputação da empresa.

5 – Faça ações de relacionamento

Ofereça algo esporadicamente aos clientes mais fiéis, como brindes, anúncios de lançamentos, promoções, etc. Faça ele se sentir privilegiado!

Francisco Barros é Gerente Financeiro da Burda Brasil e professor universitário de Gestão Financeira, formado pela FGV.