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Crie valor para seus clientes

Crie valor para seus clientes

Um negócio deveria existir apenas se ele é capaz de gerar valor para seu cliente e para aqueles que de alguma forma tenham contato com o produto ou serviço. Esse deve ser um dos principais pontos a ser pensado quando se começa a empreender.

Algumas perguntas deveriam ser feitas, como por exemplo:
• O que as pessoas vão achar do meu produto/serviço?
• O que isso trará de benefício para o cliente?
• Agrega algo para as pessoas?
• Elas se sentem melhor com meu produto/serviço?

Normalmente nos apaixonamos por alguma marca por que ela representa algo em nossas vidas, aumenta a nossa estima, nos realiza de alguma forma.

Estudos comprovam que a decisão de compra em poucos casos está baseada no preço, ou seja, na grande maioria, o que determina a compra de algo é o valor que aquilo representa para o cliente. A chave para o sucesso de um negócio é descobrir o que é importante para seus clientes.

Podemos ter preferências pessoais, mas quando o assunto é “negócio” o que importa é a necessidade do cliente.

Assisti recentemente a uma reportagem na tv, sobre uma empreendedora que decidiu abrir uma loja virtual de sapatos, apenas com os tamanhos 33 e 34. A loja conquistou 120 clientes em 4 meses e já vende mais de 60 pares por mês. A loja é um sucesso porque atende necessidades de um público específico, que tem dificuldades em encontrar variedades de sapato com essa numeração.

Os clientes que usam esses tamanhos se sentem muito mais importantes nessa loja.

A criação de valor para o cliente é sem dúvida a estratégia vencedora, produzir/entregar algo de qualidade, que encante e que tenha um preço razoável é a receita que não falha!
Pense nisso!

Francisco Barros é Gerente Financeiro da Burda Brasil e professor universitário de Gestão Financeira, formado pela FGV.